Mãe!! Eu Tô No YOUTUBE!!!

Hoje todo mundo quer ter um lugar ao sol! Instrumentistas, comediantes, cineastas de fundo de quintal, bandas...Todos tem de forma gratuita um espaço para divulgação mundial na melhor e maior ferramenta dos últimos tempos: o Youtube!

Comprado pela Google por um valor que muitos de nós nunca veremos em vida, - 1,65 bilhões de dólares - o valioso "SEU TUBO" trouxe consigo uma benção e uma maldição! A benção da informação instantânea, da fácil divulgação, da quebra do monopólio da televisão como fonte de informação visual... Porém, como nem tudo é perfeito, a grande quantidade de informação trouxe consigo um número incrível de "mais do mesmo". Tomemos como exemplo a canção "CANNON ROCK" que hoje (dia 19/01/10) apresenta cerca de 51100 resultados!

O que mais me deixa com uma pulga atrás da orelha, não é essa enorme quantidade de resultados pr'uma música! O que me deixa intrigado é o que fez a versão do Gustavo Guerra, por exemplo, o fazer dar mais um passo em direção a hoje ser patrocinado por: Crafter, NIG, Landscape, ser redator de revista especializada e sabe lá Deus o que mais!

O vídeo do Gustavo nem é o mais acessado! O compositor (arranjador seria a palavra mais correta), um tal de Jerry C, é o detentor de assustadoras 7716011 exibições!!! O sucesso do vídeo do cara foi tão grande, que tanto o vídeo como o Jerry C apareceram em programas de TV, outdoors, revistas e tudo o mais!

O que esses caras tem de tão extraterrestre assim? Eles tocaram a mesma música que outros zilhões de guitarristas e ainda sim se destacaram! Além de técnica, o fio condutor entre todos esses "Guitar Heros de Youtube" é uma: Alta Qualidade (tanto visual, quanto sonora).
É muito legal você ligar seu celular, tocar alguma coisa e postar no Youtube! Todo mundo já fez isso: até eu! Porém, isso não basta! Um som clipando, e um vídeo com 1 frame por segundo não vai te garantir destaque nem no seu bairro!
Vamos ser sinceros: Entre um vídeo de celular, e um vídeo bem produzido, com direito a poder ver em HIGH QUALITY, qual você vai escolher?

E o que te faz pensar que outra pessoa vai prefirir seu vídeo de celular?!
Não faz muito tempo que adotei um padrão mais alto pros meus vídeos - mesmo os informais!
E já posso dizer com toda a certeza do mundo: o pequeno trabalho que tem-se pra gravar vídeos com qualidade decente não é nada perto da recompensa de ver o número de exibições e comentários do seu vídeo crescer vertinosamente!
Pra não ficarmos só de conversa fiada, darei algumas dicas baseadas no meu mais recente vídeo:

COMING HOME



  1. A melhor forma de obter um áudio com qualidade é gravá-lo em um programa à parte. Evidentemente que ao mesmo tempo que se grava o vídeo, porém em um programa à parte para que você possa fazer qualquer tratamento posterior! No caso do vídeo usei um simulador de amplificadores (o Guitar Rig 4) no Cubase 4!
  2. Se você não tem alguém que possa gravar pra você, posicione a câmera (ou câmeras) de forma que você consiga aparecer por inteiro no vídeo! Essa é talvez a parte mais demorada da gravação: os detalhes pré-rec!
  3. Aperte o REC e mande ver! Mas lembre-se, qualquer erro muito 'na cara' deve ser evitado. Pois seu vídeo pode ser visto 500 vezes pela mesma pessoa! E isso não é bom pro seu trabalho.
  4. Depois de gravado, importe o áudio pro programa que você vai editar o vídeo.
  5. A parte da sincronização é a mais enjoada, até o momento que você pegar o jeito. Como você gravou áudio e vídeo de formas separadas, você terá que fazer com que o áudio fique certinho com o vídeo! Geralmente eu seleciono um ponto forte da música, como a primeira nota, e mecho o vídeo até encaixar perfeitamente! Atualmente uso o Vegas 9 pra edição dos meus vídeos.
  6. Sincronizado você já poderia exportar o video e botar no youtube que concerteza ficaria melhor que seus videos anteriores! Mas a gente pode melhorar isso.
  7. Corte a introdução e o final - aquela parte que sua mão vai pra diante da câmera apertar o play! Rs Isso deixa seu vídeo muito pouco profissional. E coisas bobas como essa fazem toda a diferença no final.
  8. Dê uma melhorada na coloração se precisar.
  9. Adicione alguns efeitos, principalmente se sua câmera for estática. O seu vídeo pode se tornar cansativo se você não usar algum tipo de efeito pra quebrar o 'gelo'. Mas lembre-se: BOM GOSTO SEMPRE!
  10. Tudo pronto é hora de exportar e fazer o upload pro youtube.
  11. Mas não para por aqui! Você não pode ficar esperando que descubram seu vídeo por uma revelação quase profética! Divulgue o máximo que puder! Mande pros seus amigos no msn, poste no orkut, nas comunidades que você participa! Quando você se der conta, não vai precisar mais fazer propaganda daquele vídeo, porque agora as visitas diárias dele vão sendo geradas pelo "boca-a-boca!"
Essas são algumas dicas, pequenas, mas que podem abrir sua cabeça, até mesmo pra novas idéias além das que eu citei. Espero que sejam úteis e o nível dos seus vídeos daqui em diante suba consideravelmente, se considerar as minhas dicas - os nível do meu subiu, porque o seu não pode?
O mais importante é: CRIATIVIDADE E BOM GOSTO!
Um bend de 3 tons e meio, em todos vocês!

Comentários