Cinema e Música em Conservatória

CineMúsica 2010 ganha um dia a mais em sua quarta edição na ‘capital nacional da seresta’

A partir da próxima sexta-feira (3), até o feriado de 7 de Setembro, o distrito de Conservatória, em Valença, estará promovendo a quarta edição do Festival CineMúsica, único festival cinematográfico brasileiro dedicado ao universo do som no cinema. Este ano o CineMúsica conta com um dia a mais de duração em relação aos três primeiros anos. Outra novidade é que haverá mais um ponto de exibição.

Anteriormente voltado apenas para palestras e debates, o Cine Milímetro é o quarto ponto de exibição do evento, se juntando à Praça da Matriz, ao Cine Tela Brasil e ao Cine Centímetro, réplica do tradicional cinema carioca Metro Tijuca e palco das principais pré-estreias do festival. "O CineMúsica é, sem dúvida um festival de cinema diferenciado dos demais", exalta o presidente do evento, Ivo Raposo Júnior.


Para a abertura, no dia 3, foi escolhido o documentário "Onde a Coruja Dorme", sobre Bezerra da Silva. A sessão será na Praça da Matriz, mesmo local de exibição das pré-estreias "Programa Casé - O que a gente não inventa, não existe" e "Zé Ramalho - O herdeiro de Avôhai".

Outras pré-estreias estão previstas para o CineMúsica 2010, como "Não se pode viver sem amor", de Jorge Duran, e "O sol do meio dia", de Eliane Caffé. O Cine Centímetro abrigará ainda as premieres de "Natimorto", de Paulo Machline, "O Último Romance de Balzac", de Geraldo Sarno, e "Dores e Amores", de Ricardo Pinto e Silva.

Este ano, o CineMúsica tem como tema a Música Popular Brasileira (MPB). Seguindo esta linha, serão apresentados filmes sobre grandes nomes da música nacional. Alguns já estavam definidos até a semana passada: "Doces Bárbaros"; "Certas Palavras" (com Chico Buarque); "Escutando Tom Zé"; "Uma Noite em 67"; "Cantoras do Rádio" e "Dzi Croquetes".

Considerada uma das jóias do CineMúsica, o Programa Formacine, que busca levar as crianças da rede municipal de ensino aos cinemas, também já tem sua programação definida. Os públicos infantil e juvenil poderão conferir: "A Casa Verde"; "Antes que o Mundo Acabe"; "As Melhores Coisas do Mundo"; "As aventuras de Gui e Estopa"; "A oitava cor do arco-íris"; "Os Trapalhões e o Auto da Compadecida" e "O Auto da Compadecida".

Desde sua primeira edição, em 2007, o CineMúsica reserva parte de sua programação para celebrar o clássico. Este ano, em homenagem aos 80 anos completados pela Cinédia, o festival exibe "O Som do Carnaval", primeiro filme sonoro realizado no Brasil. A sessão contará com a presença da diretora da Cinédia, Alice Gonzaga.

Estão programadas ainda oficinas de construção de instrumentos a partir de material reciclável, oficinas de percussão, expressão corporal e ritmo, ligando o cinema à música, de acordo com o tema do festival. Além disso, o Programa Formacine vai lançar o Grupo Encantarte, formado por alunos das escolas de Conservatória, que farão uma apresentação acompanhados por uma pianista e professora de música.

O festival é promovido pela Associação Casa da Cultura de Conservatória, considerada a "capital nacional da seresta".

- Sempre acreditamos no acerto de dotar Conservatória e a região circunvizinha de um evento de grande porte. Escolhemos o cinema, por seu traço agregador e mobilizador, e não esquecemos a música, razão de ser da cidade e uma das mais belas tradições brasileiras - afirma o presidente da instituição, Servio Consentino.



Fonte: Jornal Foco Regional - Matéria  publicada na Edição nº 485

Comentários