Projeto de Música "Banda Larga" em Valença/RJ



Olá Blogueiros!! Acabei de conversar com minha aluna de violão Nathália Tancredo e ela é uma das alunas inscritas no "Projeto Banda Larga" que esse ano ocorrerá também em Valença/RJ. Ela vai fazer aulas de Teoria Musical.

O "Projeto Banda Larga", um programa de atualização para bandas de música do Estado do Rio de Janeiro, é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC) que vem promovendo desde outubro e vai até dezembro de 2011, nove oficinas de música em cinco municípios fluminenses, considerados polos regionais: Mangaratiba (de 3 a 8/10), Bom Jardim (de 17 a 22/10) e Santo Antônio de Pádua (de 7 a 12/11) já foram contemplados e agora é a vez de Valença (de 21 a 26/11) e Campos dos Goytacazes (de 5 a 10/12).





Em 2011, o projeto, que está em sua terceira edição, conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro, produção da Zucca Produções e consultoria da Associação de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro (ASBAM RJ), que participa do projeto desde seu primeiro ano. Realização da SEC e da Associação de Amigos da Sala Cecília Meireles, o Banda Larga
conta com a supervisão geral de João Guilherme Ripper, diretor da Sala Cecília Meireles, e coordenação pedagógica de Carlos Belém. Ano passado as cidades contempladas foram São João de Meriti, Três Rios, Cordeiro, Macaé e Miracema e no primeiro ano: Itaperuna, Cabo Frio, Nova Friburgo, Barra do Piraí e Nilópolis.

Projeto Banda Larga 2010 - São João de Meriti
(Foto: Jackeline Nigri)
Com o objetivo de preservar e valorizar as bandas de música como patrimônio imaterial do estado, o projeto promove cursos gratuitos em áreas consideradas fundamentais ao funcionamento das mesmas, aumentando os conhecimentos musicais, teóricos e práticos, de mestres e instrumentistas. Embora o projeto seja destinado ao aperfeiçoamento do conhecimento dos músicos de bandas civis e militares, todos os músicos podem participar, independente de tocarem em uma banda ou não. As oficinas acontecerão de segunda a sexta-feira, com um período do dia destinado a aulas teóricas e outro dedicado à prática de conjunto. Estão programadas também atividades culturais complementares, como apresentações musicais, exibições de vídeos e palestras. No sábado, ao final de cada polo, haverá uma apresentação pública de músicos e professores que participaram do projeto.

Neste edição, o Banda Larga oferece uma nova oficina: a de Teoria, Escrita e Leitura Musical. Para aqueles que não sabem ler música ou querem se aprimorar nesta área é uma ótima oportunidade. Para os que já sabem ler música, completam a programação as aulas de Regência e Capacitação Instrumental em seis instrumentos típicos de bandas de música, além de oficina de Manutenção e Reparos em instrumentos de sopro, com técnicas básicas de manutenção e pequenos reparos, visando o prolongamento da vida útil dos mesmos. Os cursos serão ministrados por Zoya Alves Maia e Glauco Baptista (Teoria, Leitura e Escrita Musical); Marcelo Jardim, Mônica Giardini e Antonio Henrique Seixas (Regência); David Ganc, Mário Seve e Marco Túlio (flauta/flautim); José Freitas, Marcos Passos e Rui Alvim (clarineta e clarone); Marco Túlio e José Rua (saxofone); Leandro Soares (trompete); Antonio Henrique Seixas e Eduardo Guimarães (trombone, tuba e bombardino); Anderson Gomes Xavier e Oscar Bolão (percussão/bateria); e José Vieira Filho e Leonel Lopes Faria (manutenção e reparos).

Projeto Banda Larga 2009 - Nilópolis
(Foto: Caru Ribeiro)
Para melhor aproveitamento das aulas, poderão inscrever-se 25 alunos por oficina, com direito a material didático gratuito: apostila e vídeo-aulas, disponíveis em DVD e no site da SEC. Este material funcionará também como irradiador, além de apoio à transmissão de conhecimento e à capacitação de novos músicos. As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas até a véspera do início do projeto em cada município na Secretaria de Cultura do polo escolhido.

De tradição renascentista, as bandas de música do Rio de Janeiro nasceram na época da colonização portuguesa. Hoje são 100 bandas catalogadas no Estado, das quais 22 são centenárias e 19 foram reconhecidas como Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro pela Lei 5215 do Governo do Estado, de 02/04/2008.

O setor precisa de atenção especial. A formação autodidata e incompleta dos mestres e músicos de bandas gera problemas de leitura de partitura, técnica de regência, mau uso do instrumento, má postura e outras deficiências. Essa carência se reflete, ainda, na falta de conhecimento para a manutenção e o reparo dos instrumentos musicais. Estes fatores podem resultar na evasão de músicos, que desistem de tocar, migram para outras bandas, principalmente as militares, ou saem dos municípios em busca de melhores oportunidades, podendo levar ao desaparecimento de algumas destas formações. Até porque a maioria de seus integrantes tem outro trabalho e não recebe nenhuma remuneração das bandas.

PROJETO BANDA LARGA 2011www.cultura.rj.gov.br/projeto/banda-larga

DATAS E LOCAIS:

Mangaratiba – de 3 a 8/10/2011
Fundação Mário Peixoto
Rua Coronel Moreira da Silva, 174
(21)3789-0717
cultura.fmp@mangaratiba.rj.gov.br

Bom Jardim – de 17 a 22/10/2011
Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer
Rua Mozart Cerpa Carvalho 190, centro
(22) 2566-3032 / (22) 2566-2722
stecla@bol.com.br

Santo Antônio de Pádua – de 07 a 12/11/2011
Sec. Municipal de Educação e Cultura
R. Deputado José Kesen, nº 07 Centro
(22) 3853-2425 smecpadua@ig.com.br

Valença – de 21 a 26/11/2011
Sec cult e turismo
Rua Ernesto Cunha, n°05 – Centro (24) 2453-6054
sectur.pmvrj@yahoo.com.br

Campos dos Goytacazes – de 5 a 10/12/2011
Secretaria Municipal de Cultura
Rua Marechal Floriano, 211 - Centro - Teatro Trianon (22) 2726-7789 / (22) 2724-0516
culturacomposrj@gmail.com


Comentários