Workshop "Guitarra Criativa"

 Essa semana, mais precisamente sábado dia 01 de Setembro às 14:00 hs na Catedral Metodista em Valença/RJ teremos um workshop com o guitarrista Paulo Grua, abordando assuntos pertinentes ao instrumento como Escalas, Arpejos, Voicings, Timbragem, Equipamento e Motivos, direcionados pelo o que o tema sugere: "Criatividade na Guitarra", com dicas de como explorar recursos diferentes para se desenvolver uma linguagem pessoal no instrumento.


Mas o que é um Workshop mesmo?

Busquei duas fontes que me agradaram nas respostas:

"Workshop é uma reunião de um grupo de pessoas interessados em um determinado assunto ou pode ser
uma atividade para discussão sobre um tema que é de interesse para todos. Um workshop é diferente de palestra, por alguns eixos conceituais básicos, pois no workshop a platéia é convocada a participar do evento ativamente, e não são meros espectadores, eles interagem com o que está acontecendo. O workshop tem caráter mais prático e sua realização requer uma abertura ao diálogo por parte do palestrante, ou instrutor, e da platéia. Em geral, workshop é uma exposição ou mostra de trabalhos, e normalmente são realizados em locais diferentes dos habituais, como fazendas, estâncias, lugares turísticos, hotéis fazendas e muito mais, para as pessoas poderem sair de sua zona de conforto".


"Workshop significa Laboratório ou Oficina de trabalho: consiste numa reunião de um grupo de pessoas com interesses ou problemas comuns, com o objetivo de melhorar a sua habilidade ou eficiência, estudando e trabalhando juntos sob orientação de especialistas. O significado do nome inglês "workshop" equivale ao significado original da palavra laboratório, isto é, lugar de trabalho (laborare = trabalhar). Isto indica a natureza eminentemente prática ou aplicada desta técnica, o que a distingue da Reflexão ou Círculo de Estudos".



Sobre o Workshop:

Poderia dizer que o workshop começa na sexta-feira 31 de agosto, quando o "Zoe Trio" se apresenta no bar Bat e Papo apartir das 22:00 hs, pois lá teremos a apresentação da banda e no sábado (01/09) às 14:00 hs o guitarrista Paulo Grua ministra o workshop "Guitarra Criativa" já na Catedral da Igreja Metodista em Valença - RJ.

O ingresso para o workshop é de apenas R$ 7,00 e está sendo vendido antecipadamente nas aulas de violão e guitarra do Pinheiro e do Igor Almeida, na rua Getúlio Vargas 290, casa 02 - Benfica, que fica exatamente ao lado do restaurante Costelão. Na hora também será vendido o ingresso e esperamos manter o preço.

Paulo Grua e Zoe Trio

Paulo Grua é guitarrista da banda "Zoe Trio". Já dividiu o palco com grandes nomes da música nacional e internacional como Abraham Laboriel, Tom Brooks, Carman, Julio Figueroa, Aline Barros e Hillsong. É membro da Igreja Presbiteriana do Recreio, mas com a Comunidade Internacional da Zona Sul gravou 03 CDs e todos os DVDs.

Paulo Grua - Apoteose, 2003 - Playing with the Hillsong team
A palavra "Zoe" = ζωή, zōē vem do grego e quer dizer ‘vida’. Vida no mais absoluto estado, a vida como Deus nos deu - o “sopro de vida”. Zoe também é o imperativo de zoar, brincar, bagunçar; e essa é a proposta do trio: festejar a vida com notas, silêncio e barulhos, e se divertir ao máximo fazendo-o.

Tudo surgiu quando Paulo Grua, sentiu a necessidade de registrar suas idéias mais experimentais, que não achavam lugar no pop e rock que tocava. Em pouco tempo, seu perfil do Myspace, onde publicou suas primeiras demos, virou destaque na Guitar Player americana, levando dezenas de milhares de visitas à página, que logo também foi destacada na edição nacional da revista, além de tirar elogios de gente como Eumir Deodato, Sérgio Buss e David Torn. Foi o gás que faltava para saltar de simples demos para uma banda de verdade. Misturando idéias sonoras do Rock Old School, seu amor pelo improviso jazzístico e o tempero dos ritmos e harmonias da música brasileira, a música desse power trio formado pelos cariocas Paulo Grua na guitarra, Abraão Souza no baixo e Diego Marins na bateria, desafia classificação. A banda funde no seu som a experiência e influências variadas de cada um deles.

Paulo Grua - Playing with Aline Barros, opening for Hillsong, 2008
Separadamente, já dividiram palco e estúdios com gente de todo estilo, do cantor pop francês naturalizado brasileiro Chris Durán à cantora japonesa de música brasileira Keiko Omata, passando pelo baixista de Los Angeles Abraham Laboriel e a ganhadora do Grammy Latino Aline Barros, mas o Zoe é onde expressam uma faceta oposta ao pop convencional, com o qual se habituaram a tocar. No disco homônimo de estréia, confrontam as fôrmas tradicionais do pop e do jazz na apresentação dos temas e, nos improvisos, abolem os caminhos preguiçosos que poderiam relevar o disco instrumental à música de fundo.

O álbum virtual, gravado ao vivo no estúdio, sem fones, click ou isolamento, pode ser denso, mas não é hermético. Os solos por vezes podem começar cerebrais, mas sempre caminham para um ápice mais emocional que intelectual.

No fim, eles não estão interessados em rótulos, técnicas ou fórmulas. Apenas na música, e uma música livre de amarras e preconceitos. E o trio já avisa: o CD é apenas uma desculpa para fazer shows - afinal, o próprio disco foi gravado ao vivo no estúdio, com todos na mesma sala, sem sequer fones de ouvido -, e prometem surpreender com versões livres de artistas como Foo Fighters, Miles Davis e Beatles. Os puristas que se cuidem.

Paulo Grua hoje divide seu tempo entre Zoe, seu trio instrumental, tocando as canções do primeiro disco, a produção de bandas independentes, aulas de guitarra, workshops e trabalho de estúdio.


Agradecimentos:




Para terminar é importante falar dos que apoiam o evento. Temos algumas empresas que nos ajudaram com patrocínios como a loja de instrumentos musicais Papel Riscado, a HYTEC, o bar Bat e Papo e a Lanchonete Princesa da Serra na rodoviária. Aqui citamos o nome deles, pois são os que estão apoiando neste evento em particular, mas agradecemos a muitos outros que toda vez que nós ou alguém da cidade organiza alguma coisa voltada para a cultura, seja música, teatro, dança, pintura, etc... consegue nessas empresas e em várias outras o apoio que necessitam, seja financeiro com patrocínios ou comprando ingresso e comparecendo ao evento, ou na divulgação e apoio com sonorização e local para a realização dos mesmos.

Agradecemos à Catedral da Igreja Metodista na pessoa do Pastor Levi Loureiro, por ter permitido a realização do workshop nas dependências da igreja e aguardamos você guitarrista e também o baixista, tecladista e outros "istas" de sua banda em mais este evento que nós aqui da "Pinheiro - Aulas de Violão, Guitarra e Baixo" organizamos pra vocês. Aproveitem!!


Workshop: Guitarra Criativa com Paulo Grua
Assunto: Escalas, Arpejos, Voicings, Timbragem, Equipamento e Motivos
Data: 01 Setembro 2012 (Sábado)
Horário: 14:00 hs
Local: Catedral da Igreja Metodista - Valença/RJ
Ingressos: R$ 7,00 (Antecipado)


Zoe Trio:

Youtube: http://www.youtube.com/user/zoetriomusic
Myspace: http://www.myspace.com/zoetrio

Comentários