Workshop com Ministério SPA


Neste fim de semana tive a oportunidade de estar presente em mais um workshop. E como todos sabem que  se possível não perco um, tive que abrir mão de outros compromissos em prol de aprender um pouco mais. Como sempre há espaço para se aprender mais, lá fui eu!
O workshop desta vez foi ministrado por músicos do Ministério SPA do Projeto Vida de Volta Redonda e foi organizado pela PIB de Valença/RJ para o IV CLAV (Congresso de Louvor e Adoração em Valença).
O combinado era começar às 14h no Clube dos Coroados em Valença/RJ, mas alguns problemas  na estrada com o veículo que traria os músicos, fez com que esse horário sofresse um leve atraso. Nada que atrapalhasse nem o ânimo dos músicos que aguardavam pacientemente o início das oficinas e nem o bom andamento do workshop, pois assim que os músicos do SPA chegaram, prontos para o trabalho e muito afim de tocar, os minutos de espera foram extremamente compensadores.

IV CLAV - Workshop - Pr. Márcio (Teclado) e Edy Wilson (Bateria)
A princípio não sabíamos como funcionariam as oficinas, já que teríamos oficinas de baixo (Flávio Machado), guitarra (André Luiz), teclado (Pr. Márcio) e bateria (Edy Wilson) e cada um dos que tive a oportunidade de conversar antes do início do workshop, havia escolhido apenas uma das oficinas. Aliás esse "leve atraso" serviu para isso também, para que pudéssemos nos conhecer. Para quem conhece o Clube dos Coroados sabe que não haveria possibilidade de que cada oficina ocorresse separadamente, por conta de espaço, e
obviamente entendemos que as oficinas seriam todas juntas, algo como "prática de conjunto". Assim foi!

IV CLAV - Workshop - Flávio Machado (Baixo)
O responsável pela sonorização foi a equipe B-Som, do Beto, sempre presente em eventos de qualidade e como haviam apenas as pessoas do workshop no salão do clube, temi que o som que fosse jogado para a frente pudesse ficar um pouco embolado, por causa da acústica do clube. Isso não ocorreu. E melhor ainda, os músicos do SPA chamaram todos os participantes para trazem as cadeiras e sentarem próximos à banda em cima do palco mesmo. Achei isso demais, pois além de podermos ver os detalhes em cima do lance, ainda pudemos conferir equipamentos, também resolveu o meu medo da acústica do clube e ainda tornou o workshop mais intimista e quebrando o possível distanciamento não só entre os músicos da banda e público; banda de altíssimo nível, diga-se de passagem, como também entre os participantes que estavam a se conhecer também, com músicos de Valença, Vassouras e Volta Redonda interagindo.

IV CLAV - Workshop - André Luiz (Guitarra)
A banda começou tocando uma canção de Thalles Roberto e logo em seguida abriu para perguntas, que não pararam mais de chover. Dúvidas sobre equipamentos, técnicas, dicas de improviso, sobre respeito ao se trabalhar em grupo e até mesmo sobre o trabalho de músicos cristãos dentro e fora do ambiente da igreja. Perguntas inteligentes sendo respondidas com propriedade e sabedoria.
Enfim! Uma tarde de aprendizado e crescimento para mim, e tomo a liberdade aqui de dizer que para todos os presentes. Impossível sair de um workshop desses sem aprender alguma coisa. Por fim ainda pude acrescentar, além de conhecimento, mais alguns músicos à minha lista de amigos musicais e fiquei muito feliz de ver o aluno Fabiano Cruz e os ex-alunos Bruno Gonçalves e Israel Maia presentes no workshop, que bom saber que vocês também estão buscando mais para o crescimento musical de vocês. Certo de que esse workshop ficará na mente dos presentes e que entrará para a história do CLAV, já aguardo ansiosamente o próximo! Abraços a todos!!


Comentários