Livros de Educação Musical

Ricardo Oliveira, João Octavio Tavares, Danilo Silveira, Nathallya Oliveira, Murilo Carlos Silveira, Wagner de Medeiros e Mauricio Torres. (Foto: Luna Silveira Torres)
Olá turma do blog, estou muito feliz porque acabei de aumentar minha biblioteca. Ontem na parte da manhã fui até o local de aulas do profº Wagner de Medeiros, o Waguinho do Violino. Ele estava terminando uma aula com um de seus alunos, Ricardo Oliveira (violinista) que toca com ele na Orquestra Filarmônica de Conservatória. Ainda assistimos à um video sobre a Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura (Paraguay) do maestro Favio Chávez.
Hora do almoço chegando, nos despedimos, mas não antes do Waguinho me presentear com alguns livros que serão de imensa valia para o meu trabalho, principalmente agora que já penso em abrir algumas vagas para aulas de musicalização também.

GUIA PRÁTICO

O Guia Prático é uma coletânea de 137 arranjos criados por Heitor Villa-Lobos nos anos 1930, para a música folclórica brasileira. Em 2009 a Academia Brasileira de Música, com o apoio do Ministério da Cultura do Brasil publicou uma edição especial do
Guia Prático em 4 cadernos, foram os que ganhei.


O MUNDO ENCANTADO DA MÚSICA

O 'Mundo Encantado da Música' é um projeto que visa auxiliar os professores da pré-escola à 6ª série do Ensino Fundamental a realizar atividades musicais e artísticas na sala da aula para facilitar o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, cantando, dançando, trabalhando com expressão corporal e até chegar a fazer música, executando instrumentos de percussão (com sucata) como exploração sonora e até tocar instrumentos simples como a flauta doce. O projeto apresenta: 5 livros, 5 CDs e um CD Rom que auxiliam os professores, (mesmo não tendo formação musical) a realizar todas as tarefas sugeridas. Baseado nos métodos de Zoltán Kodály (1882-1967), Emile J. Dalcroze (1865-1950) e Carl Orff (1895-1982), os conteúdos são apresentados em pequenas doses com muitos jogos, brincadeiras e tarefas lúdicas, prazerosas.

As atividades do projeto têm como objetivo desenvolver a capacidade auditiva, o senso rítmico, a coordenação motora, a concentração, atenção, orientação no espaço, equilíbrio, raciocínio rápido, observação, integração social, respeito à proposta dos companheiros e desenvolvimento da capacidade de liderança. O objetivo maior não é formar profissionais da música, mas levar a criança a desenvolver-se, expressar-se com maior desenvoltura e preparar-se para aprender com maior facilidade.

MÚSICA BRASILEIRA PARA CORO INFANTIL


Em 1981 foram lançados 30 livretos pela Fundação Nacional de Artes - Funarte, uma Fundação do governo brasileiro, ligada ao Ministério da Educação e Cultura na época. Eram composições vindas do I Concurso de Composição para Coro Infantil, promovido em 1979, pelo projeto Villa-Lobos do Instituto Nacional de Música da FUNARTE. Dessa belíssima coleção ganhei 05 livretos:

- LUDUS (Henrique David Korenchendler);
- DAPRABA (Maria Helena Rosas Fernandes);
- VILANCICOS (José Alberto Kaplan);
- BORBA GATO (Ronaldo Miranda);
- OS SAPOS (Emmanuel Coelho Maciel).

CDs

Ainda ganhei alguns CDs com músicas infantis para datas comemorativas, como festas juninas, páscoa e natal, por exemplo.




Pra finalizar, como brincava com ele quando agradecia, dizia: "O Natal chegou mais cedo". Obrigado meu amigo! Espero utilizar bem cada exercício dos livros para honrar seu presente! Obrigado! Muito obrigado!







Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura:


Comentários

Anônimo disse…
Muito legais esse livros/cds.
Música, mesmo quando estudada despreocupadamente, faz bem demais!