Noções Básicas de Improvisação em Música Popular



Mais um curso de extensão concluído! Na verdade adoro estudar, e toda a vez que tenho oportunidade estou com os livros na mão. E depois que fiz o 1º curso de extensão do UNIS-MG (Centro Universitário do Sul de Minas) não parei mais. No momento estou no 4º e é o que acabei de concluir: "NOÇÕES BÁSICAS DE IMPROVISAÇÃO EM MÚSICA POPULAR", ministrado pelo profº e coordenador do Curso de Licenciatura do UNIS, Celso Gomes.


O curso era indicado para pessoas com conhecimentos básicos de teoria, notação musical, acordes e escalas e que queriam aprimorar os conhecimentos e habilidades em compôr e improvisar melodias no campo da música popular.



 Com uma carga horária de 40h e estimativa de tempo desejável de estudo de aproximadamente 1h por dia, as atividades assíncronas, que permitem que o aluno escolha o horário mais adequado em sua agenda para realização das atividades, sendo executadas através de um ambiente virtual com a avaliação sendo feita através de vídeos, exercícios e fóruns de debates entre os alunos.


O  excelente conteúdo programático com acordes diatônicos na tonalidade maior; acordes diatônicos na tonalidade menor; funções harmônicas; notas características das funções; acordes característicos das funções; tensões diatônicas/ notas evitadas; escalas e fraseados sobre dominantes secundários, alterados, substitutos; escalas e fraseados sobre acordes de segundo cadencial primário e secundário; Escalas pentatônicas; Escala Diminuta; Escala de tons inteiros; Escala cromática e aproximações cromáticas aplicadas em fraseados.

Enfim, excelente curso. E que venha o próximo curso!

Um pequeno trecho de um exercício do curso de extensão "Noções Básicas de Improvisação em Música Popular", onde, seguindo o Ciclo das Quartas eu estava fazendo um exercício no Módulo 5: "Tocando com Arpejos em Todos os Tons Maiores"


Comentários