MUSICALIZAÇÃO INFANTIL (Catedral Metodista)


Pinheiro
Olá amigos do blog! Desta vez vim falar um pouco dos baixinhos e de uma área fascinante da música, a musicalização infantil.
Pinheiro e Vânia Camargo
Celso Gomes e Pinheiro
Ainda na faculdade a área me chamou a atenção e estudei sobre alguns instrumentos musicalizadores como o violão, a flauta doce, o teclado e a percussão. Meus professores Vânia Camargo e Celso Gomes, responsáveis pelas disciplinas de Educação Musical e Produção de Material Didático para Educação Musical, me apresentaram as propostas pedagógicas de educadores como Carl Orff, Koellreutter e Keith Swanwick, entre tantos outros. Amigos de faculdade e que já trabalhavam na área me mostravam, com brilho nos olhos e sorriso nos lábios, a arte de musicalizar. Um deles, o Marcelo Serralva, conhecido como "Tio Marcelo", me incentivou a acrescentar o Ukulele nas aulas e confesso que adorei a dica.

Apaixonado pela área, aproveitei e fiz alguns cursos de extensão em Musicalização com o profº Rodrigo Belchior, onde pude também aprender com a troca de saberes de outros professores brilhantes como Igor Siqueira, Matheus Fonseca, Eliziane Oliveira, Diego Teixeira e tantos outros que tive a honra de conhecer nos cursos com o profº Rodrigo.

Igor Siqueira, Pinheiro, Rodrigo Belchior e Matheus Fonseca
Não é diferente na Pós-graduação que faço em Educação Aplicada à Performance Musical, pois um dos objetivos da especialização que faço é observar as necessidades dos aprendentes de instrumentos e canto, selecionando atividades musicais de forma compromissada com os valores, não só da música de concerto, mas principalmente da música popular com embasamento, não só musical, mas também pedagógico.

Pinheiro e Eliziane Oliveira
Diego Teixeira e Pinheiro
Marcelo Serralva
Para colocar tudo isso em prática, numa conversa com meu pastor, Levi Loureiro, da Catedral Metodista em Valença/RJ, falava que quando estudava em Teresópolis/RJ no IMFORM e fazia o curso de Levitas, um pastor questionava a atenção que dávamos para as crianças da igreja durante o culto, pois em grande parte das igrejas os jovens e adultos têm grande participação no momento cúltico, enquanto crianças e idosos pouco podem participar. Desta forma, como não adianta você apresentar um problema e não contribuir em nada com a solução dele, nem que seja com uma idéia, ofereci uma forma de contribuir com a musicalização de algumas crianças da igreja, visando num período de médio a longo prazo uma maior participação destas nas atividades da igreja. Assim começamos uma turma de musicalização para as crianças que já frequentam a Escola Dominical da igreja. Crianças de 07 aos 11 anos podem participar e as aulas são gratuitas e aos domingos das 09:00 h às 10:00 hs, quando ao findar, as mesmas vão para suas respectivas classes na Escola Dominical.
Pastor Levi Loureiro

Nestas aulas as crianças conhecem alguns instrumentos como os já citados acima, aprendendo musica musicalmente, em metodologias como o C(L)A(S)P de Keith Swanwick e O Passo de Lucas Ciavatta. Cada aula é uma descoberta, sempre com brincadeiras musicais como diria outro amigo, o professor Igor Siqueira. As crianças cantam, trabalham ritmo, desenvolvem as características do som e entre um Kazoo aqui e um Boomwhacker ali, se divertem e ainda aprendem.

Quer saber sobre as aulas de musicalização?

Horário: 09:00 às 10:00 hs
Dia: Aos domingos
Local: Catedral Metodista em Valença/RJ
Preço: Gratuito
Professor: Pinheiro
Contato: (24) 2452-8386



Comentários