07 de Outubro - Dia do Compositor (Brasileiro)

Dia 15 de janeiro foi comemorado o Dia Mundial do Compositor! Beleza!

Hoje, 07 de Outubro é o dia que comemoramos o Dia do Compositor Brasileiro, e claro que temos muita, mas muita gente pra homenagear neste dia.

Porém não tirando o mérito dos que escrevem belas letras e suas melodias que nos acompanham diariamente nas rádios e afins, gosto de pensar em composição como a espiral do desenvolvimento musical da C(L)A(S)P de Keith Swawick, onde não importando o nível de complexidade do objeto musical a ser produzido, composição é definida como “o ato de criar um objeto musical através da organização de material sonoro de uma maneira expressiva” (Swanwick 1979 p. 43).

Desta forma vejo compositores todos os dias aqui nas aulas e isso muito me alegra! Parabéns a todos os que se expressam através da música e da criatividade nesta organização de notas, ritmos, sons e timbres. Parabéns pelo seu dia, compositor!


Obs.: Escolhi a música "Horário de Verão" para ilustrar a foto para homenagear três amigos/compositores que curtem minhas composições e que sempre falam dessa música: Igor Almeida, Daniel Barbosa e Helen Farina.

Comentários